domingo, 29 de novembro de 2015

Sobre o Livro "Cartografia de Memórias: Pesquisas em Estudos Culturais"

O livro Cartografia de Memórias: Pesquisas em Estudos Culturais, organizado pelos professores doutores Agenor Sarraf Pacheco, Universidade Federal do Pará (UFPA), e Jerônimo da Silva e Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), é resultado de diversas pesquisas de mestrado e doutorado realizadas nos últimos 05 anos por integrantes do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq) da Universidade Federal do Pará. Fundamentados em orientação teórica dos Estudos Culturais Britânicos, Latinoamericanos, do Pensamento Pós-Colonial e Decolonial, Antropologia Moderna e Pós-Moderna em intersecção com outros referenciais, em Cartografia de Memórias, o grupo tentou constituir 15 capítulos que, com exceção do terceiro eixo, o qual acompanha trajetórias do pensamento sociológico e antropológico em suas interfaces com a modernidade, a pós-modernidade e o pós-colonialismo, versam pelas temáticas do(a): cidade, patrimônio e trabalho; golpe civil-militar; cultura surda; memórias e identidades paraenses e do teatro popular; saberes docentes, da pesca em cacuris, da tessitura com fibras de jupati e da confecção de bicitáxis, de varinhas da conquista, entre outras artes. A obra avança em poéticas negras; festa de São Benedito; encantarias; tradições orais e letradas de matrizes afroamazônicas e afroindígenas.
Este é o primeiro livro, na área de humanidades na Amazônia Paraense, do qual se tem conhecimento, organizado com base no campo teórico interdisciplinar dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais. Em interação com ele, o leitor poderá dialogar com os capítulos em postura cartográfica. Com isso, terá a liberdade de escolher, a partir de critérios pessoais, entrar ou sair por um dos 15 capítulos da obra, pois os autores não pretenderam condicionar os olhares externos a padrões acadêmicos tradicionais. Assim, por meio de uma cartografia alinhavada por memórias escritas, orais e visuais que desfiam experiências socioculturais em ampla zona de contato, os autores realizam diferentes interpretações de cidade e espaços rurais amazônicos em seus trajetos plurais e conectados em suas fronteiras amazônicas. A partir do entendimento de que as relações socioculturais devem melhor ser compreendidas sob o foco dialógico e intercultural, os autores da obra problematizam convenções, dissensos e ambiguidades presentes nas periferias do mundo globalizado como constituintes de um novo mapa interpretativo da experiência social contemporânea.
Nesse meandro, os autores, consciente das interconexões entre oralidades e letramentos, ruralidades e urbanidades, tradições e modernidades, localidades e globalidades, comunicações e culturas, procuraram refletir em seus escritos como grupos e pessoas oriundas de diferentes territórios culturais, vivenciam, interpretam e criam significações para conviver com contínuos processos de mudanças impulsionados pelos mais variados meios de comunicação que se instalaram e conectaram a região amazônica ao restante do planeta.
Nas intersecções e interculturalidades produzidas por mudanças geohistóricas e socioculturais na realidade paraense em diálogo com outras realidades nacionais e internacionais, os autores de Cartografia de Memórias, reconhecendo-se como filhos nativos ou adotivos do mundo amazônico, vêm despertando consciência para os circuitos das tradições, comunicações, saberes e fazeres visibilizados em patrimônios culturais que congregam e expressam influências indígenas, europeias, africanas, asiáticas, norte-americanas, intensificando-se com a disseminação das variadas formas de letramento, culturas e economias tecnológicas em tempos contemporâneos.
Por fim, é preciso assinalar que em concordata com patrocinadores, organizadores e autores, a venda dos livros será destinada à aquisição de brinquedos às crianças carentes do município de Melgaço.


Aquisição do livro? enviar e-mail para agenorsarraf@uol.com.br