sábado, 3 de dezembro de 2011

III Seminário Nacional e V Seminário Regional- Relações Étnico-raciais e Educação: Políticas Públicas e cidadania- 01 a 03 de dezembro de 2011- PPGED (UFPA)

Os integrantes do GECA participaram do evento organizado pelo GERA- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais apresentando resultados de pesquisa e pesquisas em andamento no GT 06- História, Linguagens e Cultura, coordenado pelos professores Agenor Sarraf Pacheco e Jerônimo da Silva e Silva.



Os trabalhos apresentados pelos integrantes do GECA foram os seguintes:

01- Linguagem e Cultura: percurso discursivo das relações entre docentes aposentadas e suas comunidades- Isabel C. F. dos Santos Rodrigues
02- Práticas de linguagem na Educação Básica: possibilidades de trabalho a partir do currículo- Isabel C. F. dos Santos Rodrigues
03- A cidade nas teias da memória: histórias e trajetórias dos bairros de Breves- PA- Dione do Socorro de Souza Leão e Agenor Sarraf Pacheco.
04- Outras táticas da História: cosmologias afroindígenas na Amazônia- Agenor Sarraf Pacheco.
05- Rezas, romanços, & diásporas das mulheres rezadeiras na Amazônia- Jerônimo da Silva e Silva e Agenor Sarraf Pacheco
06- Identidades negociadas no Quilombo Castanhalzinho- Garrafão do Norte (PA): um relato preliminar de pesquisa- Mário Médice Barbosa.