quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS
PERÍODO: 20/08 a 15/12/2012

DATA
TEMA
RESPONSÁVEL
20/08/2012
1.                Desprovincializando a sociologia: a contribuição pós-colonial – Sérgio Costa
Todos Integrantes
03/09/2012
2.     Estudos Culturais: uma introdução –
Cary Nelson e outros
3.     Os Estudos Culturais – Éric Maigret

Marcelo
Arenildo


Welton
17/09/2012
4.     Pós-Colonialismo e Pós-Colonialidade – Eloína Prati dos Santos
5.     Entre-lugar – Núbia Hanciau
6.     O Entrelugar das Culturas – Homi K. Bhabha

Rodrigo Wanzeler


Ninon

Jones


29/10/2012
7.     Pensando a diáspora – Reflexões sobre a terra no exterior – Stuart Hall
8.     Identidades Deslocadas – Núbia Hanciau

Vanessa
Bruno


Karollinne
12/11/2012
9.     Os Estudos Subalternos são pós-modernos ou pós-coloniais?
Walter Mignolo
Jerônimo
26/11/2012
10.      Natureza do pós-colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo – Fernando Coronil
11.      Crítica da imagem eurocêntrica – Ella Shohat e Robert Stam
Virgínia
Walter Chile



Alik
Almir




10/12/2012
12.      Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina – Aníbal Quijano
Mário
15/12/2012
Confraternização do GECA (Almoço ou Jantar?)
Sugestões:
01 – Trapiche
02 – Sítio da Ninon


Orientação para preparar o Fichamento de Socialização
Cabe a cada integrante, apresentar, no dia de sua exposição, um roteiro impresso, contendo os seguintes aspectos:
1.     Dados biográficos do texto;
2.     Objeto de estudo/Tema;
3.     Problemática;
4.     Objetivos;
5.     Aporte Teórico e Metodologia;
6.     Fontes Empíricas;
7.     Citação das principais passagens, com número de página;
8.     Parágrafo síntese.

Observações Finais: Esse roteiro será fundamental para melhor utilizarmos os intelectuais em nossas pesquisas. Compete a cada um dos integrantes do GECA ler em casa o texto do encontro, destacando no próprio texto as passagens que considera relevante. No momento da exposição, acompanhado do roteiro, fará suas anotações, acrescentando aspectos importantes do debate no grupo e impressões pessoais.


REFERÊNCIAS

BHABHA, Homi K. O entrelugar das culturas. In: COUTINHO, Eduardo F. (Org.). O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses: textos seletos de Homi Bhabha. Tradução: Teresa Dias Carneiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2011, pp. 80-94.

COSTA, Sérgio. Desprovincializando a sociologia: a contribuição pós-colonial. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 21, nº 60, fevereiro/2006, pp. 117-134

CORONIL, Fernando. Natureza do pós-colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo. LANDER, Edgardo (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Tradução Júlio César Casarin Barroso Silva. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005, pp. 105-132. 

DOUGLAS, Kellner. Guerras entre teorias e Estudos Culturais (pp. 25-74). In: A cultura da mídia - Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: EDUSC, 2001, pp. 25-74.

HALL, Stuart. Pensando a diáspora: reflexões sobre a terra no exterior. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardiã Resende... [et. al]. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 25-50.

HANCIAU, Nubia. Identidades deslocadas. ALMEIDA, Sandra Regina Goulart et al. (orgs.). Migrações teóricas, interlocuções culturais: estudos comparados (Brasil/Canadá). Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2009, pp. 125-146.

_________. Entre-lugar. In: FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de Literatura e Cultura. 2ª ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EDUFJF, 2010, pp. 125-141.

MAIGRET, Éric. Os Estudos Culturais. In: Sociologia da comunicação e das mídias. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010, pp. 223-249.

MIGNOLO, Walter D. Os Estudos Subalternos são Pós-Modernos ou Pós-Coloniais? In: Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003, pp. 239-294.

NELSON, Cary et. al. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 6ª. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, pp. 07-38.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Tradução Júlio César Casarin Barroso Silva. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005, pp. 227-278. 

SANTOS, Eloína Prati dos. Pós-colonialismo e Pós-colonialidade. In: FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de Literatura e Cultura. 2ª ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EDUFJF, 2010, pp. 341-366.

SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Prefácio; Introdução e Do eurocentrismo ao policentrismo (Parte I). In: Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006, pp. 11-44.
 
Belém, 19 de agosto de 2012.